selo

Agenda

GUAJA promove curso que discute as novas formas de ocupação imobiliária

27/02/2018 - 24/03/2018 00:00

Detalhes

 

 

“Building the Future” é um curso que reflete sobre o cenário imobiliário contemporâneo, discutindo novas formas de ocupação, além de pensar em soluções para as grandes cidades do século XXI.

 

O GUAJA, café-coworking dedicado à comunidade criativa, que atua também como uma plataforma de conteúdo e de cursos presenciais e online, irá promover entre os dias 27 de fevereiro e 24 de março o curso Building the Future: Os desafios da produção imobiliária nas cidades do Século XXI. A atividade está estruturada em 8 encontros, cada um deles ministrado por convidados de renome atuantes nas áreas de Arquitetura, Construção Imobiliária, Urbanismo e Demografia.

 

O ponto de partida do curso é a verificação de uma crise conceitual na produção imobiliária e a necessidade de apresentar e discutir ideias com potencial transformador, de forma a redesenhar os espaços de habitação e trabalho no contexto da cidade e sociedade contemporânea.

 

Building the Future é destinado a um público bastante amplo, uma vez que todos somos envolvidos/impactados com o crescimento desordenado das cidades, mas atrai especialmente profissionais envolvidos diretamente com desenho, produção e comercialização imobiliária, incluindo arquitetos, engenheiros, investidores, incorporadores, construtores, corretores, agentes imobiliários e, até mesmo, pessoas que estejam atentas e preocupadas com as novas formas de moradia e ocupação dos espaços urbanos no mundo contemporâneo. A aula inaugural será ministrada pelo arquiteto, mestre e doutor pela Escola de Arquitetura da UFMG, Carlos Alberto Maciel, que vai atuar também como mediador de todos os outros encontros, articulando os temas debatidos ao longo do curso.

 

Sobre os ministrantes

 

Carlos Alberto Maciel (Mediador e ministrante da Aula 1 – “Arquitetura, infraestrutura e a produção da cidade: as oportunidades da obsolescência”): é arquiteto, mestre e doutor pela Escola de Arquitetura da UFMG, onde é professor de projeto. É um dos sócios fundadores do escritório de arquitetura ArquitetosAssociados, um dos escritórios brasileiros mais reconhecidos de sua geração, baseado em Belo Horizonte e responsável por diversas obras premiadas no Brasil e no exterior, como as Galerias Miguel Rio Branco e Claudia Andujar, ambos em Inhotim. É também sócio-fundador da OVO, empresa que procura introduzir valores da arquitetura na produção e no mercado imobiliário.

 

Daniela Klaiman (Aula 2 – “Comportamento e perspectivas de futuro”): é formada em Tecnologia, Futurismo e Empreendedorismo pelo TIP — Transdisciplinary Innovation Program, Universidade de Jerusalém, Israel, pós-graduada em Coolhunting & Trends pela Universidade de Barcelona, e foi, durante 5 anos, Diretora de Planejamento e Consumer Insights da BOX1824. É co-fundadora da UNPARK e da WinWin, curadora e organizadora do TEDxMauá desde 2011, e usa toda a expertise para realizar projetos de (re)posicionamento, planejamento, investimento em mídia e inovação para Nike, Pepsi CO, Nestlé, Coca-Cola, Unilever, Fiat, Itaú, C&A, Melissa.

 

Roberto Luiz Monte-Mór (Aula 3 – “Demografia e planejamento metropolitano em Belo Horizonte”): é Ph.D. em Planejamento Urbano (2004) pela Universidade da Califórnia, Los Angeles — UCLA, com mestrado em Planejamento Urbano e Regional (1980) pela UFRJ, e graduação em Arquitetura e Urbanismo (1971) pela UFMG. Atualmente é Professor Associado no Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional — Cedeplar, da Face — Faculdade de Ciências Econômicas, e no Núcleo de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo — NPGAU, da Escola de Arquitetura, ambas da UFMG. Leciona e pesquisa nas áreas de Economia e de Urbanismo, com ênfase em Teorias da Urbanização e do Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente em planejamento urbano e regional e planejamento metropolitano.

 

Lucas Mendes (Aula 4 – “O Co-Real Estate ou Real Estate da Economia Compartilhada”): Atualmente, Lucas lidera as operações da WeWork no Brasil. Graduado pela Faculdade de Direito da UFMG e MBA pela Universidade da Califórnia, Berkeley, trabalhou na ONU e no CADE antes de se juntar à equipe de M&A e Antitruste do Itaú, onde foi fundador do CUBO, uma plataforma para empreendedores digitais. A WeWork, atualmente, está entre as dez startups mais valiosas do mundo, segundo o Wall Street Journal, com valor estimado em mais de 17 bilhões de dólares. A companhia tem cerca de 160 endereços em diferentes países e um número de membros que chega a 80.000. 

 

Raul Juste Lores(Aula 5 – “A cidade nas alturas: New York e São Paulo”): recebeu, em 2011, o prêmio APCA, com reportagem sobre a importância da arquitetura na construção de cidades justas, belas e ecologicamente equilibradas. É jornalista em São Paulo, ex-correspondente em Washington, New York, Beijing e Buenos Aires, e edita o blog Cidades Globais alocado no site da Folha desde abril de 2012. Em 2017 lançou o livro “São Paulo nas Alturas”, que reconstitui a história e os projetos dos expoentes do período de 1950 e 1960, batizado como “milagre da arquitetura”.Enquanto esteve em NY, em 2012, Raul dedicou-se à investigação do processo de construção do High Line, um parque suspenso construído na cidade de Nova York a partir de doações da iniciativa privada, investimentos públicos e de pedidos de ONGs e da sociedade civil pela revitalização de um antigo trilho de trem da cidade.

 

Diego Bolson (Aula 6 – “Inovação na concepção de espaços comerciais”): éformado​ ​em​ ​desenho​ ​industrial​ ​na​ ​Itália​ ​com​ ​especialidade​ ​em desenho​ ​de​ ​comida, é​ ​considerado​ ​um​ ​dos​ ​maiores​ ​food​ ​designers​ ​do​ ​mundo. Gira o planeta mostrando​ ​como​ ​se​ ​aplica​ ​os conceitos​ ​de​ ​Design​ ​Thinking​ ​na​ ​gastronomia, e já​ ​trabalhou​ ​com​ ​grandes marcas​ ​como​ ​Heineken,​ ​Elma​ ​Chips,​ ​Nestlè,​ ​Enivrance,​ ​PepsiCo​ ​e McDonalds.​ Hoje é ​CEO​ ​e​ ​fundador​ ​da​ ​Foodlosofia,​ um centro de design ​que​ ​se​ ​preocupa​ ​em entender​ ​as​ ​relações​ ​entre​ ​as​ ​pessoas,​ ​os​ ​mercados,​ ​os​ ​sistemas,​ ​a​ ​tecnologia​ ​e como​ transformar simples mercadorias em experiências memoráveis.

Vinicius Andrade (Aula 7 - O valor da arquitetura na incorporação imobiliária): é formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e sócio-diretor do Andrade Morettin Arquitetos, escritório com premiações importantes no panorama nacional e internacional, como O Edifício Aimberê 1749, localizado na cidade de São Paulo.

 

Fernando Luiz Lara (Aula 8 – “Do apartamento à cidade: o apartamento contemporâneo global e a produção recente na América Latina”): é arquiteto brasileiro formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e PhD pela Universidade de Michigan (2001). Autor de vários livros e centenas de artigos o Prof. Lara escreve extensivamente sobre questões relativas ao ambiente construído na América Latina. Fernando Lara é Professor Associado da Escola de Arquitetura da Universidade do Texas em Austin onde também atuou como diretor do Centro de Estudos Brasileiros do Lozano Long Institute of Latin American Studies. Em sua pesquisa sobre apartamentos globais, mapeou a homogeneidade nos padrões dos apartamentos em diversas partes do mundo. A partir de seu olhar para a América Latina, apresentará iniciativas notáveis produzidas nos países vizinhos que podem ser exemplares para o contexto brasileiro.

 

Sobre o GUAJA – www.guaja.cc

 

Localizado na Av. Afonso Pena, 2881, bairro Funcionários, o GUAJA é um projeto criado sob a ideologia do compartilhamento, tendência que se concretiza e fortalece cada vez mais. Voltado aos profissionais de Belo Horizonte (ou aqueles que estão de passagem pela cidade), a proposta é ampliar a experiência de coworking na capital, unindo ambientes e atividades ligadas à gastronomia, cursos e oficinas, design e inovação ao trabalho em comunidade criativa, marca do GUAJA. A casa se destaca por ser o primeiro café-coworking de BH: um lugar para trabalhar, se conectar e aprender, combinando a atmosfera de um café à estrutura e ao ambiente de um coworking. O empreendimento pertence aos irmãos e sócios Lucas e Bruno Durães.

 

Serviço

 

Curso “Building the Future: Os desafios da produção imobiliária nas cidades do Século XXI”

Datas: 27/02, 01/03, 06/03, 08/03, 17/03, 20/03, 22/03 e 24/03

Carga Horária: 24h

Vagas: 40 alunos

Local: GUAJA (Avenida Afonso Pena, 2881, Funcionários)

Informações: (31) 3235 – 9191 / www.guaja.cc

Inscrições: http://guaja.cc/cursos/future/

 

Assessoria de Imprensa

Fábio Gomides – (31)99693-2767

João Dicker – (31)98841-9613

Raquel Medeiros – (31) 99940-4623

aduplainformacao@gmail.com

@aduplainforma

Local
GUAJA
Endereço
Avenida Afonso Pena, 2881, Funcionários
Cidade
Belo Horizonte MG

Mapa

Comentar
Deixe Sua Resposta

Comentar

* = Preenchimento obrigatório
Nome *
Email *
Mensagem *
 

Últimos Comentários

Nenhum comentário ainda.
Publicidade