selo

Perfil

19/11/2014
Conectado e curioso

Minas Marca - Fabio Esquarcio - Edeal Comunicacao DigitalCuriosidade por aprender cada vez mais, pesquisar, ler e estar online full time são características essenciais de quem trabalha com marketing digital. Quem se enquadra neste perfil é o publicitário belo-horizontino, Fábio Esquárcio. Ele possui 10 anos de experiência no mercado de consultoria empresarial, comunicação e marketing digital. Iniciou sua carreira como consultor de negócios e recursos humanos na Contamec, Consultoria Contábil e Empresarial. Lá, teve a oportunidade de atender diferentes segmentos de mercado, com diferentes perfis de cliente. “Como consultor, pude perceber a necessidade das empresas em investir na comunicação, pois seus processos, interno e externo, muitas vezes, apresentavam falhas no fluxo de comunicação organizacional, como um todo. Foi ali que dei meus primeiros passos em direção ao mercado de comunicação, iniciando meus estudos no curso de Comunicação Social, com habilitação em publicidade e propaganda, na UNA-BH”.

 

Já na área de Comunicação, Fábio atuou como consultor e atendimento de conta, na agência Contato Comunicação Integrada, em Belo Horizonte. Posteriormente, foi contratado pela agência digital Animatto, também na capital mineira, como atendimento e gerente de projetos, onde teve a oportunidade de trabalhar com projetos de marketing digital, em São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. Atendeu clientes, como Odebrecht, Usifast, Cesa Logística e Método Busquet.

 

Carreira

Relembrando a carreira, Fábio destaca a oportunidade de gerenciar projetos de marketing digital, em São Paulo e Brasília, com apenas dois anos de atividade em uma agência digital, oportunidade que foi importante para o seu avanço profissional.  “E, hoje, a cada fechamento de contrato, sinto uma emoção diferente. Esse sentimento sempre se renova e nunca se repete. São experiências novas, diferentes em cada projeto, e isso que me fascina no mercado de comunicação e marketing digital”.

 

Há dois anos, criou a Edeal Comunicação Digital, fruto  da fusão de duas agências mineiras de comunicação e marketing digital, Bless e Contato Comunicação Integrada. A Edeal oferece serviços de gestão de marketing digital, planejamento, comunicação digital, gerenciamento de redes sociais, desenvolvimento de softwares, sites, sistemas web-based e branding digital. Dentre os clientes ativos da agência, destacam-se a Cemig, Inova Ford, Faculdade Asa Brumadinho, Colégio Pitágoras Cidade Jardim, w3net e Portugal Murad Direito de Negócios.

 

O diretor diz que a Edeal cresce, a cada ano, em média 120%. “É um crescimento expressivo, tratando-se de um mercado disputado como o de comunicação e marketing digital. A expectativa para o próximo ano é de um crescimento em torno de 80 a 90%. Mesmo diante de um cenário econômico instável, estamos confiantes com o futuro da empresa”.  

 

Mercado

Fábio ressalta que o mercado mineiro está amadurecendo, em todos os sentidos, apesar de ainda existir muitos obstáculos, em âmbito nacional e global, no mercado de agências digitais. “Baixo índice de investimento, instabilidade econômica e uma mão de obra ainda desqualificada são alguns dos vários obstáculos que as agências mineiras enfrentam no dia a dia. Contudo, temos um cenário promissor, de tecnologia e inovação, em Minas Gerais. Belo Horizonte, recentemente, se destacou como polo de startups, no Brasil. Acredito que esse mercado tende a crescer e se fortalecer”.

 

O publicitário é um otimista em relação ao mercado mineiro de comunicação digital. Diz que quando trabalhou em São Paulo e Brasília percebeu respeito pelas agências mineiras. Mas ainda falta ousadia para os mineiros, mais investimento e reconhecimento. A Edeal já atua em São Paulo e atende contas no Pará e Rio Grande do Sul.

 

Leitura e lazer

A leitura é uma das formas com que o diretor da Edeal encontra para se atualizar no mercado de marketing digital. Além disso, pesquisa, participa de eventos, congressos e está sempre em contato com profissionais da área. “Há pouco mais de um ano me especializei em marketing digital e a busca pelo diferencial de mercado e pela inovação são constantes”, destaca Fábio.  

 

Como dica de leitura da área, Fábio Esquárcio indica o livro “As 10 faces da inovação”, de Tom Kelley. Ele está relendo os velhos e bons conceitos do marketing, com o 8 P’s do Marketing Digital.

 

Além de ser viciado em leitura, fora da agência Fábio gosta de praticar esportes e viajar. “Adoro pedalar, fazer trilhas e procuro sempre viajar com minha família, para arejar a cabeça, conhecer novos ares, culturas e pessoas”, finaliza.

 

 

 

Notícias relacionadas:

Edeal cria hotsite para a Faculdade Asa de Brumadinho

Edeal lança portal para o Colégio Pitágoras Cidade Jardim

Edeal Comunicação Digital comemora novas conquistas no mercado

 

Comentar
Deixe Sua Resposta

Comentar

* = Preenchimento obrigatório
Nome *
Email *
Mensagem *
 

Últimos Comentários

Nenhum comentário ainda.
Publicidade