selo

Oferecimento

Blogs

09/12/2014
Bons resultados demandam planejamento estratégico de marketing
Por: Fábio Esquárcio

Minas Marca - Fabio Esquarcio - Edeal Comunicacao Digital75,6% é o valor do índice de pequenas e microempresas criadas no Brasil que passam de dois anos de existência, segundo informações do estudo Sobrevivência das Empresas, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Mas não há como sobreviver em um mercado competitivo por muito tempo apenas contando com a sorte ou know-how.

 

Principalmente em um cenário com previsões não muito otimistas para a economia em 2015, é preciso preparação. Nesse sentido, o planejamento estratégico de marketing se revela uma ferramenta de fundamental importância para garantir um novo ano fiscal positivo.

 

O planejamento é imprescindível para auxiliar os empresários e gerentes de marketing a descobrirem a melhor forma de se relacionar com seu público. E seu papel como impulsionador do desempenho da organização deve ser considerado logo na primeira etapa, quando é feito o diagnóstico para mensurar como a marca é vista pelas pessoas.

 

Caso a imagem da empresa não esteja condizente com o que se pretende passar pelo posicionamento da marca, o planejamento pode ser a base para que os gestores saibam o que mudar e como chegar à imagem almejada.

 

A ferramenta permite ainda diagnosticar o comportamento do público, incluindo clientes, concorrência, além da própria dinâmica do mercado, de modo a gerar bons resultados futuros. Grande parte das empresas não realiza um diagnóstico dos seus stakeholders e não consegue traçar ações condizentes a quem elas querem atingir. É o planejamento que ajuda a definir todas as ações de comunicação da empresa.

 

Muitas vezes, as organizações procuram especialistas no assunto somente quando começam a perceber um enfraquecimento de seu comercial, por meio da baixa de vendas. Elas geralmente necessitam de opiniões de profissionais externos, que conseguem perceber problemas ocultos e traçam novos objetivos para a empresa com o intuito de sanar as dificuldades. É aí que se torna mais evidente a relevância do diagnóstico e do planejamento.

 

O marketing digital também se tornou uma alternativa popular nos dias de hoje. Ele adquire maior destaque quando constatamos que a organização precisa de muito mais do que apenas um site, e-mails personalizados e uma página nas redes sociais. É necessário que ela se faça presente no ambiente digital para que conquiste novos espaços na internet e no mercado.

 

Da mesma forma, é fundamental atrair e reter clientes por meio de estratégias de conteúdo e relacionamento, já que, no mundo virtual, a concorrência está à distância de um clique do consumidor. Por isso, em grande parte dos casos, é interessante que se confie o planejamento de marketing a uma única agência, desde que ela esteja devidamente capacitada para atender a todas as necessidades do cliente. Assim, torna-se o trabalho mais fácil, orgânico, sinérgico e coerente, e obtém-se um planejamento mais fiel ao orçamento necessário.

 

 

Fábio Esquárcio é Diretor de Marketing da Edeal Comunicação Digital

 

* O Grupo Minas Marca não se responsabiliza pelos conceitos, ideias e opiniões emitidos nos blogs assinados.

 

 

Notícias relacionadas:

5 coisas que você precisa saber sobre gestão de pessoas e liderança

Qualidade, quantidade e velocidade: desafios da informação nos dias de hoje

Negócios e mídias sociais

Comentar
Deixe Sua Resposta

Comentar

* = Preenchimento obrigatório
Nome *
Email *
Mensagem *
 

Últimos Comentários

Nenhum comentário ainda.
Publicidade