selo

Case

21/07/2015
Vallourec Circuito Cultural

 

A Vallourec, empresa que oferece soluções tubulares premium, acredita que os investimentos em projetos culturais são importantes ferramentas capazes não só de contribuir com a imagem institucional da marca, mas também de reforçar o relacionamento com as comunidades e de favorecer o desenvolvimento social do entorno onde atua.

 

Por isso, a empresa vem aprimorando estratégias de comunicação para se aproximar do seu público externo, indo além dos recursos destinados às diferentes áreas da cultura para população de mais de 17 municípios mineiros- área que corresponde à localização das unidades Florestal, Mineração e da usina no Barreiro, em Belo Horizonte.

 

Com o objetivo de criar uma política de comunicação externa em consonância com seus princípios e valores, a Vallourec, fechou, em 2008, uma parceria com a Planeta Cultura & Sustentabilidade. A agência, especializada em gestão de programas culturais e no relacionamento entre organizações de grande porte e suas comunidades-alvo, desenvolveu uma sistematização dos patrocínios da Empresa com base no levantamento de um diagnóstico, realizado entre 2001 e 2008. “A pesquisa norteou todas as tomadas de decisão da Vallourec em relação aos patrocínios. Assim, conseguimos diagnosticar junto à Planeta qual perfil de projeto atende melhor ao público da Empresa”, explica Cássia Cristina, coordenadora de Integração com a Comunidade e Projetos Sociais da Vallourec.

 

Esta pesquisa fundamentou então a elaboração da política de comunicação com o seu público-alvo. “Percebemos que os empreendedores culturais de cada projeto patrocinado faziam todos os alinhamentos com a gestão pública e parceiros locais para a realização das suas atividades. E cada um tinha uma forma de trabalhar junto a estes diversos públicos”, avalia.

 

Segundo Cássia, a situação mais crítica era a falta de uma identidade única. “Muitas cidades associavam a Empresa com as antigas marcas, tornando a comunicação externa difusa e sem definição”, analisa.

 

Em setembro de 2014 foi lançado o Vallourec Circuito Cultural, uma ferramenta de relacionamento com as comunidades-alvo. Esse projeto tem como mote a acessibilidade às artes, estabelecendo a identidade institucional da marca como difusora cultura.

 

Uma das estratégias adotadas foi o estabelecimento de apenas um agente interlocutor nas cidades. “Antes da implantação do Vallourec Circuito Cultural, todos os projetos patrocinados faziam este papel. Hoje a agência Planeta Cultura & Sustentabilidade faz a gestão, além da interlocução com os parceiros locais, diminuindo assim os ruídos na comunicação e alcançando os resultados com mais eficácia por meio do 'enraizamento' da identidade da Empresa”.

 

Para a perenização efetiva do Vallourec Circuito Cultural foi necessário tornar constantes as ações culturais já conhecidas pelo público, como por exemplo, a manutenção de uma grade de atividades em cada cidade de influência da Empresa. A agenda é definida a partir do contato com as prefeituras locais para verificar as demandas culturais do momento e para alinhar a agenda das apresentações de forma integrada.

 

Para a difusão e sedimentação do Vallourec Circuito Cultural, foram desenvolvida não só a identidade da marca, mas também peças gráficas como folders e cartazes mensais com a programação de cada município, banners institucionais no local das apresentações e dentro das unidades industriais, camisas, spot para as rádios locais e vídeos para registro do circuito.

 

Com uma gestão mais profissional e sistematizada à frente do projeto é possível aferir resultados e impactos junto aos parceiros locais e ao público beneficiado. Para se ter uma ideia, em 2014, a iniciativa levou 127 apresentações culturais, tendo como público espectador de 28 mil pessoas. A programação gratuita incluiu peças teatrais, shows musicais, espetáculos de dança e circo. Em 2015, o projeto pretende continuar a todo vapor, com 300 apresentações e público médio de 40 mil pessoas.

 

Para Cássia, é possível perceber que a implantação da iniciativa tem fortalecido o vínculo da Empresa com a população e com as administrações públicas. “Estamos conseguindo favorecer as cidades por meio da oferta de ações culturais gratuitas de qualidade. Dessa forma, incentivamos o desenvolvimento humano e social das pessoas e fomentamos a economia local”, ressalta.

 

vallourec

 

Notícias relacionadas:

Localiza cria campanha inusitada no Dia dos Namorados

Pagar as compras com um beijo?

Agência TM1 é responsável por inauguração de fábrica da Coca-Cola FEMSA, em Itabirito

Comentar
Deixe Sua Resposta

Comentar

* = Preenchimento obrigatório
Nome *
Email *
Mensagem *
 

Últimos Comentários

Nenhum comentário ainda.
Publicidade