selo

Acadêmico

20/08/2015
UNA promove “A infinita onda do Jornalismo”

Minas Marca - Una - A onda infinita do jornalismoDemissões, questionamentos sobre a credibilidade dos veículos, redações integradas, novas tecnologias, novos modelos de produção. Afinal, há crise no Jornalismo?

 

Para discutir os desafios e as novas possibilidades da profissão nesta segunda década do século XXI, o curso de Jornalismo do Instituto de Comunicação e Artes (ICA) da UNA organiza, de 26 a 28 de agosto, o encontro “A infinita onda do Jornalismo”. O evento irá reunir mercado e academia em conversas abertas sobre modelos de negócio, empreendedorismo, narrativas, inovação e ensino.

 

“O Jornalismo é como o mar; as ondas passam e o mar permanece, independente de tsunamis, ressacas ou marolas”, analisa Lélio Fabiano dos Santos, jornalista com mais de 50 anos de atuação, e diretor do ICA. Santos define o tom do encontro: "Será um debate aberto sobre o que tem se modificado numa profissão que ainda permanece como referência – mesmo em suas movimentações mais intensas e ameaçadoras – para nossa sociedade.  Afinal, em tempos de grandes e incertas mudanças, evidencia-se que Jornalismo e vida social são compostos da mesma matéria-prima".

 

Profundezas 

“Celacanto provoca terremoto”. A frase esteve presente nos muros cariocas na época da ditadura e as primeiras pichações são creditadas à ousadia juvenil do jornalista Carlos Alberto Teixeira. A frase nomeia, ainda, uma obra da artista plástica Adriana Varejão, em Inhotim, e refere-se a uma crença popular. O celacanto, um peixe abissal, subia à superfície, em cardume, às vésperas de grandes e violentas movimentações na água do mar. Segundo a crença, o peixe seria a causa em si – e não o prenúncio – do maremoto. 

 

Cientistas descobriram, tempos depois, que o aparecimento dos cardumes davam-se em função de deslocamentos das correntes marinhas, desde as profundezas onde habitavam os celacantos. A expressão, nos muros cariocas, chegou a ser interpretada, pelo contexto da época, como uma postura de resistência individual ou de pequenos grupos frente ao cenário opressor. Na atualidade, a expressão também nos serve de alerta: é preciso olhar para além das causas aparentes, mirando no profundo, se quisermos compreender o que transforma o Jornalismo na contemporaneidade.

 

Participações

Participam do evento, Laura Capriglione, uma das fundadoras da rede Jornalistas Livres, Rodrigo Lucena, Diretor de Comunicação da ALMG, Luiz Fernando Rocha, diretor de Jornalismo do Hoje em Dia, além de representantes do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais e professores e pesquisadores de instituições de ensino públicas e particulares. Entre eles Fernando Resende (UFF), Júlio Pinto (UNA e PUC/MG)Carlos D’Andréa (UFMG),  Frederico Tavares (UFOP), João Carvalho (UNIBH) e Tatiana Carvalho Costa (UNA).

 

 

Programação

 

26/08, quarta-feira

 

19h às 22h: Narrativas Jornalísticas: o fim, o princípio e o mundo todo

Fernando Resende - UFF

Júlio Pinto – UNA/PUC

Comunicação e o Sensível. Integrantes do grupo de pesquisa do ICA

 

 

27/08, quinta-feira

 

9h: Jornalistas Livres BH – bate-papo e  gravação do programa Café Contramão  

19h às 22h: Modelos de negócios e de produção para o Jornalismo no século XXI: desafios

Laura Capriglione – fundadora da rede Jornalistas Livres (SP); Rodrigo Lucena – diretor de Comunicação da ALMG; Júlio Prado, diretor de Jornalismo da Band Minas ; João Carlos Firpe Pena –  professor da PUC e coordenador pedagógico do projeto Qualificar, do Sindicato dos Jornalistas de Minas; representantes do jornal Hoje em Dia.

 

 

28/08, sexta-feira

 

9h: Jornalismo e Economia Criativa -  bate-papo e  gravação do programa  Café Contramão com Maria Flávia Bastos

19h às 22h: Novas matrizes curriculares e os desafios do ensino de Jornalismo  hoje

 

Carlos D'Andréa – UFMG; Frederico Tavares – UFOP; João Carvalho – UNIBH; Tatiana Carvalho Costa – UNA

 

 

Mais informações: (31) 3236-2358 e  tatiana.costa@prof.una.br

 

Comentar
Deixe Sua Resposta

Comentar

* = Preenchimento obrigatório
Nome *
Email *
Mensagem *
 

Últimos Comentários

Wallace da Silva Neves
23/08/2015
Wallace da Silva Neves
Oi. Vi o anuncio no google. Fiquei interessado, amo a universidade UNA ano que vem vou cursa na unidade Antonio Carlos,vou cursar Jornalismo amo comunicar gosto de escrever informar coisas novas para os leitores. Fiquei interessado no evento cujo título é muito atrativo "A Infinita Onda do Jornalismo" srs adorei o nome. Mais tenho duvida. Só pode participar quem lhe é universitário e tem custo para podê participar?
Publicidade