selo

Perfil

24/09/2015
Facilitador de informações



ideia claraO belo-horizontino Lucas Alves não imaginava que um dia iria atuar na área de comunicação. Graduado em psicologia na Universidade Federal de Minas Gerais e pós-graduado em psicodrama sócio educacional, desde 2004 se interessa e atua na área de criação de materiais educativos para diversas instituições. E foi justamente desse interesse que ele começou a flertar com a comunicação. É que Lucas cria soluções visuais para explicar conteúdos complexos, facilitando a comunicação, independente da área de atuação de uma empresa.

 

Mercado e carreira

 

Lucas conta que a Ideia Clara, da qual é diretor, surgiu após um negócio que não deu certo. “Inicialmente, criei uma empresa para desenvolvimento de materiais educativos, junto com alguns sócios. Por falta de foco e propósito claro, decidimos fechar e foi cada um para o seu lado. Passei por um momento de repensar qual seria a minha atuação. Sempre ilustrei desenhos simples, mas de fácil compreensão e, após fazer alguns cursos de empreendedorismo criativo e metodologias para modelagem de negócio, consegui unir o que sabia fazer com uma demanda crescente no mercado: explicar ideias através de vídeos e facilitação gráfica”, explica.

 

Desde 2013 a Ideia Clara está no mercado, que tem se mostrado promissor para esse tipo de trabalho. “Vejo um crescimento cada vez maior na percepção da necessidade de se utilizar métodos alternativos para comunicar ideias. As empresas e agências estão cada vez mais descobrindo o valor do uso de conteúdos digitais com apelo visual, como vídeos e ebooks, para agregar valor a suas propostas. Os ambientes colaborativos tem também contribuído para uma construção coletiva de conhecimento que agrega saberes de outras áreas”, analisa.

 

Por isso, Lucas sempre procura se atualizar no mercado. Como seu trabalho é um pouco diferente da comunicação tradicional, por mesclar ilustração, organização de ideias e compreensão das dinâmicas de grupo, ele sempre participa de treinamentos que tenham uma proposta mais inovadora, com temas que não são diretamente ligados a área de comunicação e marketing, mas que podem trazer conhecimentos complementares, como educação e inovação. Assim, consegue aperfeiçoar ainda mais o seu trabalho.

 

Para o diretor da Ideia Clara, é essa soma de conhecimento que forma um profissional inovador e que consegue alcançar o sucesso no mercado. “É preciso saber conseguir buscar fontes diversas de conhecimento, levando em consideração seus interesses e habilidades, e construir uma identidade única, que o diferencie do tradicional. Não se apegar somente ao ensino formal, mas construir um caminho próprio. Ah, e networking é fundamental. Mas no sentido mais profundo, o de buscar pessoas e contribuir efetivamente para a vida delas”, acredita.

 

Lazer

 

Quando não está rodando o Brasil fazendo palestras ou facilitando as informações trocadas entre uma empresa e seu público, Lucas se dedica aos seriados de TV. “Como a maior parte dessa geração, sou fã de todo tipo de série: de Friends a The Walking Dead, passando por The Office, American Horror Story e Breaking Bad. Gosto do que é bem construído, seja pelo roteiro ou visualmente”, revela. Ele ainda gosta bastante de desenho animado, por isso recomenda a animação Divertida Mente , que “mostra uma visão sensível e divertida sobre o amadurecimento, com metáforas muito criativas sobre o funcionamento da mente humana”, finaliza.

 

Notícias relacionadas:

Preparo, foco e dedicação

Em sintonia com a evolução

Sempre atenta com o mercado

Comentar
Deixe Sua Resposta

Comentar

* = Preenchimento obrigatório
Nome *
Email *
Mensagem *
 

Últimos Comentários

Nenhum comentário ainda.
Publicidade