selo

Perfil

23/09/2016
Jornalista em viagem

liviavieiraDe Belo Horizonte para o mundo, a jornalista e blogueira Lívia Aguiar é a criadora do blog Eu sou à toa – dicas para viajantes independentes, em que ela escreve sobre suas experiências em viagens pelo mundo inteiro. Além do blog, ela se divide em trabalhos como produtora de conteúdo freelancer.

 

Formanda em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ela já foi repórter da Editora Abril, onde passou por revistas do primeiro escalão da editora.Atualmente, trabalha com desenvolvimento de conteúdo na agência W3haus, que tem sede em São Paulo e Porto Alegre.

 

Trajetória e carreira

 

Pela curiosidade nata, gosto pela escrita e a busca por estar sempre conectada ao momento, Lívia conta que o jornalismo foi a escolha natural para a profissão. “Decidi por minha conta e risco, porque sabia que era uma área difícil, mas onde eu me encontraria. Durante a graduação fiz um pouco de tudo, cursei disciplinas de outras áreas como Publicidade e Propaganda, Letras e Belas Artes. Acho que um repertório diversificado é bom para o profissional de Comunicação.”

 

Após concluir a graduação em 2010, ela chegou a dar continuidade aos estudos em Rádio e TV, mas acabou abandonando após ser selecionada para participar do Curso Abril de Jornalismo. Trocou a capital mineira por São Paulo, onde passou pelas publicações Super Interessante e Capricho, e pelo setor de marketing e redes sociais da Revista Veja.

 

Uma das principais mudanças na carreira viria no início de 2012. Lívia deixou a Abril e decidiu viajar. Para registrar e compartilhar sua experiência de volta ao mundo, criou um blog para compartilhar a experiência. “Quem vai viajar tem a opção do guia para encontrar informações atualizadas e mais técnicas. A ideia do blog é ser mais pessoal, busco trazer mais a minha experiência naquela viagem e falar um pouco do que vi”, relata.

 

Nascia o “Eu sou à toa”, e após nove meses de viagens por mais de vinte países, o blog cresceu em material e público, trazendo conteúdo que vai da retirada do visto e dicas para fazer uma mala até lugares e experiências para quem vai viajar. “No início, tinha um caráter mais despretensioso, e a medida que ele tomava corpo fui melhorando alguns pontos. Hoje tem um público bacana, as pessoas sempre comentam, enviam e-mails. É muito bom saber que você foi útil e contribuiu de alguma forma para as pessoas.”

 

O reconhecimento rendeu convite para produzir conteúdos sobre viagem e turismo para outros canais, que ela concilia com o “Eu sou à toa”. “Além do blog, continuo meu trabalho produzindo conteúdo para várias agências, e também recebo muitos convites de trabalho relacionado a viagem. Atualmente sou colunista para o blog do MaxMilhas e também abro o espaço do meu blog para convidados escreverem sobre suas experiências”, conta.

 

Em outubro de 2014, Lívia deixou novamente o país e morou no México por seis meses, período em que documentou no seu blog a cultura do país. De volta ao Brasil, após um período em Belo Horizonte, novamente ela deixou a capital mineira e está em São Paulo, a trabalho para a agência W3Haus.

 

Lívia dedica seu tempo livre a projetos paralelos e o Flores de Rua, zine inspirado nas suas viagens. “É outro produto das minhas viagens, já fiz uma edição sobre o Laos, outra sobre o Dia de los Muertos no México, uma das festas mais tradicionais do país. Quando posso, marco presença em feiras independentes pelo Brasil, onde mostro esse trabalho”.

 

Notícias relacionadas:

Uma trajetória de caminhos múltiplos

Uma carreira de inspiração e criatividade

Sem medo do mercado

 

Comentar
Deixe Sua Resposta

Comentar

* = Preenchimento obrigatório
Nome *
Email *
Mensagem *
 

Últimos Comentários

Nenhum comentário ainda.
Publicidade