selo

Perfil

04/10/2016
Profissionalismo e paixão

bruno bianchiniDesde a infância, Bruno Bianchinni é aficionado por rádio. Atleticano de carteirinha, ele atravessava o dia emendando programas esportivos, ligado nas entrevistas e comentaristas da Itatiaia. “O rádio é um veículo emocionante, viciante até. Eu ouvia e tinha certeza que queria fazer aquilo. Meu sonho era ser o Roberto Abras, estar na beira do campo entrevistando jogadores e levando as últimas notícias para os torcedores”, comenta.

 

Levou o sonho a sério e cursou Jornalismo na UniBH, com o foco no esporte. Entre estágios e passagens pela televisão, impresso e rádio, atualmente é gerente do Departamento Comercial da Itatiaia e da agência de promoção Itatiaia no Ponto. Sua trajetória mistura profissionalismo e paixão, uma combinação que tem tudo para dar certo.

 

Trajetória e carreira

Logo no primeiro período da graduação, Bruno teve uma oportunidade como estagiário no Jornalismo da TV Band Minas. A paixão pelo futebol era tanta que, menos de três meses depois, conseguiu uma oportunidade no Minas Esporte, apresentado na época por Rogério Correia. “Eu chegava na Band às 11h e, no horário de almoço, acompanhava o programa no estúdio. Como eu era uma espécie de enciclopédia do futebol, sempre dava palpites e até corrigia alguma informação errada que passava. O Rogério viu que eu gostava mesmo daquilo e me chamou para trabalhar com ele”, conta.

 

Com a ajuda de Rogério e profissionais como Fabíola Andrade, atualmente repórter no SporTV, Bruno cresceu e logo atuava como editor e repórter nacional. A responsabilidade era grande, mas ele garante que assumia com muito prazer e dedicação. Prestes a terminar a graduação, o tema da monografia não poderia ser outro: futebol e rádio. “Meu objeto de estudo foi o programa Turma do Bate Bola, da Itatiaia. Fui lá, conheci a equipe e o estúdio, e tive ainda mais certeza da minha paixão pelo rádio.”

 

Da Band ele seguiu para a equipe de Jornalismo do Estado de Minas, onde o destino o colocou para cobrir uma homenagem que o Clube Atlético Mineiro prestava ao jornalista Roberto Abras. “Foi uma grande ironia. Eu ouvi o Abras falando e pensei, 'quarenta anos entrevistando jogadores todo fim de semana? Não sei se é isso que eu quero'. Eu até brinquei que assim como ele me colocou no jornalismo esportivo, acabou me tirando”, comenta.

 

Logo em seguida, outra velha paixão reacendeu. A convite de Rodrigo Carvalho, do Grupo Bel, Bruno assumiu o Comercial da rádio OiFM. Mesmo sem muita experiência na área, o amor por esse meio de comunicação falou mais alto. “Aceitei o convite e corri atrás. Fiz uma pós-graduação em Marketing, me dediquei, porque trabalhar no rádio era o que eu queria. Eu acredito muito no poder de comunicação do rádio e na relação que ele tem com o seu público como nenhum outro canal.”

 

Pouco tempo depois, em 2009, o convite viria de outro lado: Carlos Rubens Doné, diretor da Rádio Itatiaia. “Foi uma verdadeira virada de chave na minha carreira. O Doné tem mais de 25 anos de casa e me fez gostar, entender e me apaixonar ainda mais pelo rádio”, destaca. Desde então, Bruno é o gerente do Departamento Comercial da Itatiaia e da agência de promoção Itatiaia no Ponto.

 

O poder do rádio

Fazendo um balanço de sua carreira profissional, ele tem certeza do poder do rádio. “Sempre falou-se na sua obsolescência. Foi assim com a chegada da televisão, da internet e dos smartphones recentemente. Agora vejo que as pessoas pararam de falar isso, porque ele sempre se mostra dinâmico e capaz de se adaptar. O conceito de crossmedia, convergência de vários canais que hoje é muito falado, nenhum outro meio faz como o rádio hoje.”

 

Dentro da Itatiaia, Bruno conta que levar o rádio a outros espaços é o que a empresa faz de melhor. Além da programação, com mais de 60 repórteres para gerar conteúdo jornalístico e esportivo de qualidade, a Itatiaia ainda tem uma agência de promoção e eventos Itatiaia no Ponto, além de projetos como Itatiaia Rádio Bar, que leva os comunicadores do canal para interagir com os ouvintes pessoalmente, tudo ao vivo.

 

 

Notícias relacionadas:

Jornalista em viagem

Uma trajetória de caminhos múltiplos

Uma carreira de inspiração e criatividade

 

 

Comentar
Deixe Sua Resposta

Comentar

* = Preenchimento obrigatório
Nome *
Email *
Mensagem *
 

Últimos Comentários

Nenhum comentário ainda.
Publicidade