selo

Oferecimento

Blogs

29/11/2016
Pesquisa inédita revela comportamento do e-consumidor
Por: Felipe Schepers

opinionboxEntender como o consumidor pesquisa e consome produtos online é um grande desafio para marcas, empresas e agências. Para compreender o comportamento do consumidor digital, resolvemos fazer uma pesquisa em parceria com a Buscar ID.

 

Para realizar a pesquisa, entrevistamos mais de mil internautas acima de 16 anos, de todas as regiões do Brasil e de todas as classes sociais. Para responder ao questionário, era preciso ter realizado pelo menos uma compra online nos últimos 12 meses.

 

Os resultados da pesquisa são superinteressantes, mas eu quero destacar aqui os três temas que mais chamaram a minha atenção:

 

Email Marketing

O email marketing é uma das mais antigas práticas de marketing digital e chegou a ser tão mal utilizada por empresas e marcas que virou sinônimo de spam. Ainda há quem torça o nariz quando se fala em fazer uma campanha de email marketing, mas a pesquisa revela que a estratégia ainda gera ótimos resultados.

 

42% dos entrevistados consideram interessantes e relevantes os emails de ofertas e promoções que recebem. 36%, no entanto, consideram incômodos e excessivos, o que mostra que temos que ter uma preocupação muito grande em não errar a dose das mensagens.

 

Outro dado interessante é que 37% compram frequentemente ou às vezes após clicar em um desses emails. 30% compram raramente e 33%, ou um terço dos entrevistados, nunca compraram.

 

Remarketing

As ações de remarketing, que identificam os usuários que visitaram uma determinada página na web e passam a exibir anúncios desta página com mais frequência, são identificadas pelos internautas, que as consideram eficazes.

 

9 em cada 10 entrevistados disseram que já passaram pela experiência de pesquisar informações sobre um produto e depois visualizar anúncios desse mesmo produto em outros sites, redes sociais e outros.

 

Entre os que já passaram por essa experiência, 85% afirmaram que esses anúncios os ajudaram a tomar a decisão de compra, sendo que 2 em cada 10 disseram que os anúncios frequentemente o ajudam.

 

Anúncios em redes sociais

75% dos entrevistados acreditam que os anúncios que aparecem em suas redes sociais são direcionados para eles, com base em suas ações online e interesses. Por isso mesmo, 4 em cada 10 entrevistados acham que os anúncios que aparecem em suas timelines são interessantes e relevantes. Por outro lado, 32% consideram esses anúncios invasivos e incômodos, e 26% se sentem indiferentes às campanhas que aparecem em suas redes sociais.

 

Então...

O que esses três temas em conjunto revelam? Na minha opinião, fica claro que o internauta quer vivenciar uma experiência cada vez mais personalizada. É preciso conhecer a fundo o seu público-alvo, entender suas preferências e realizar campanhas customizadas, que conversem diretamente com o seu cliente e ofereça exatamente aquilo que ele está querendo.

 

As ações de marketing digital, as ferramentas de analytics e as pesquisas de mercado podem ajudar a conhecer a fundo o consumidor, entender seus hábitos de consumo e seu comportamento de compra para criar campanhas de sucesso. E se quiser ver os resultados completos da pesquisa, você pode baixar gratuitamente o nossoebook Jornada de Compra do e-consumidor.

 

*Felipe Schepers é COO e co-fundador do Opinion Box.

 

** O Grupo Minas Marca não se responsabiliza pelos conceitos, ideias e opiniões emitidos nos blogs assinados.

 

Notícias relacionadas:

O radioamadorismo no Brasil e no mundo

Pense em crise, mas crie!

Os benefícios de um site revitalizado

Comentar
Deixe Sua Resposta

Comentar

* = Preenchimento obrigatório
Nome *
Email *
Mensagem *
 

Últimos Comentários

Nenhum comentário ainda.
Publicidade