selo

Perfil

14/12/2016
A arte de promover a mudança

raquelcoutoBuscando seu espaço no mercado de trabalho, a mineira Raquel Couto formou-se em Direito e Administração. “São duas áreas que sempre chamaram minha atenção e via como uma oportunidade de me posicionar no mercado de trabalho. Mas, na prática, não encontrei a motivação que imaginava. Após um tempo, decidi procurar ajuda para me orientar e me encontrar profissionalmente”, conta.

 

E foi com essa jornada por uma autodescoberta que ela se deparou com o coaching, processo que ajuda profissionais a encontrarem seus pontos fortes para atingir seu potencial. Ela se interessou pela área e viu ali a oportunidade de ajudar a sua carreira e, porque não, de outros profissionais. Atualmente, ela é a diretora e líder da Tao Coaching e Treinamentos, onde já trabalhou com empresas como Senac, Vale, Mercure Hotels entre outros grandes nomes do mercado.

 

Trajetória e carreira

Após iniciar Administração de Empresas no Centro Universitário Una, Raquel abandou o curso para tentar o direito, área que também tinha interesse. “A minha vontade sempre foi trabalhar auxiliando profissionais e equipes a atingirem seus objetivos profissionalmente, e as duas áreas me pareciam uma oportunidade de encontrar isso”.

 

Apesar de concluir as duas graduações e ter atuado tanto no direito, ainda que apenas com estágios, como também no financeiro de uma empresa de fogos de artifícios, sentiu falta de espaço para explorar seu potencial. “No momento eu atuava na análise de métodos e processos financeiros de uma empresa familiar, mas buscava um algo a mais que me inspirasse e desafiasse. Foi quando decidi entrar em um processo de coaching para me encontrar, e percebi que o próprio coaching era a oportunidade que eu buscava”.

 

O coaching surgiu nas universidades norte-americanas, e são profissionais que buscam auxiliar, por meio de palestras, cursos e consultorias, na carreira profissional, alinhamento criativo e sinergia de trabalho em agências e empresas.

 

Raquel participou dos primeiros cursos na área em 2011, e desde então vem se especializando e acumulando experiência para se destacar nesse mercado ainda pouco explorado no país. Com cursos no Brasil e no exterior, especializou-se no meta-coaching, método criado pelo especialista americano Michael Hall, referência mundial no coaching.

 

“Além de identificar as lacunas e partir para a ação, o meta-coach trabalha também o significado, as crenças e valores de cada um, e a forma de se ver objetivos e onde se quer chegar. Essa nova camada ajuda a construir uma sinergia para tudo fluir naturalmente”.

 

Em 2012 fundou a TAO Coaching e Treinamentos, onde atende profissionais autônomos e equipes de grandes empresas como Vale, Rede Pitágoras, Fnac e outros. Possui ainda pós-graduação em finanças pela Fundação Dom Cabral, em Psicologia Organizacional (UNIARA) e MBA em Liderança de Equipes de Alta Performance (UNA).

 

Para Raquel, o desafio de promover a mudança é grande, mas, assim como foi para a sua própria experiência, o processo de coaching foi a oportunidade de se encontrar e fazer aquilo que ama.

 

“As pessoas querem mudanças, mas muitas vezes não querem mudar a si mesmo, porque há o apego à sua zona de conforto. Abrir mão e fazer coisas novas exige atitude, mas todas as pessoas bem sucedidas souberam quando abandonar o peso desnecessário para seguir em frente”, comenta.

 

Hobby e Lazer

Nas horas livres a Raquel gosta de ler sempre um bom livro , viajar e correr. Nesse ano ela participou em setembro da Maratona de Berlim, que aconteceu em setembro na Alemanha, uma das mais disputadas provas entre maratonistas e entusiastas do mundo do running. O percurso teve mais de 40 quilômetros.

 

"Correr minha primeira maratona foi absolutamente mágico! Não completei a prova no tempo que imaginei, mas o resultado foi proporcional ao que foi treinado. Uma experiência que, sem dúvida, valeu a pena! Já estou preparada para o meu Projeto Maratona 2017", comenta.

 

Notícias relacionadas:

O poder do som

De Belo Horizonte para as telas do mundo

Empreendedorismo na comunicação

Comentar
Deixe Sua Resposta

Comentar

* = Preenchimento obrigatório
Nome *
Email *
Mensagem *
 

Últimos Comentários

Nenhum comentário ainda.
Publicidade